quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Como bactérias, fungos, minhocas e insetos mudam o solo?


Como bactérias, fungos, minhocas e insetos mudam o solo?

Escrito por john brennan | Traduzido por pamela oliveira

Minhocas têm um papel importante no enriquecimento do solo
worms image by Adrian Hillman from Fotolia.com

A terra de um jardim é o lar de uma enorme variedade de organismos, cada qual ocupando uma parte desse ecossistema em miniatura. Minhocas, fungos, bactérias e insetos são todos importantes para manter o solo fértil e as plantas verdes e saudáveis.

Função

Quando animais, plantas ou outros organismos morrem, os restos são decompostos pelos organismos decompositores, especialmente fungos, bactérias e minhocas. A decomposição recicla importantes nutrientes como o nitrogênio e o fósforo devolvendo-os ao solo para serem acessíveis para as plantas. Insetos têm um papel secundário nesse processo, pois seus restos e fezes são reciclados da mesma maneira.

Recursos

Alguns fungos colonizam as raízes das plantas e agem como simbiontes, providenciando nutrientes como fósforo e nitrogênio para a planta em troca de carbono. Bactérias fixadoras de nitrogênio e nitrificantes têm um papel ainda mais importante de capturar o nitrogênio atmosférico e convertê-lo em compostos que as plantas possam usar.

Considerações

Minhocas também ajudam a misturar o solo, levando nutrientes da superfície para as camadas mais inferiores e aumentando a porosidade, o que aumenta a taxa dos nutrientes e o fluxo de água. Algumas espécies de fungos podem ajudar a aglomerar ou ligar as partículas do solo, aumentando a quantidade de água que ele pode absorver. As bactérias, fungos e minhocas não só ajudam a sustentar a sobrevivência das plantas, mas também dão ao solo seu cheiro característico. De acordo com a cartilha de biologia do solo do Departamento de Agricultura Norte-Americano, o cheiro de terra fresca é gerado pela bactéria actinomiceto.


Nenhum comentário:

Postar um comentário