quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Permeabilidade Seletiva e Funções das Proteínas


Permeabilidade Seletiva


A permeabilidade seletiva é um processo responsável por manter o meio intracelular adequado para seu funcionamento e também, para a sobrevivência da célula.
As células são compostas por substâncias distintas ao meio que a cerca, tanto em termos de compostos como em termos de quantidade. A membrana celular é a estrutura responsável pela escolha do que entra e do que sai da célula, permitindo assim, que a célula mantenha seu equilíbrio no seu interior, independente do meio externo a ela.
São três os processos responsáveis pela passagem seletiva de substâncias pela membrana plasmática, que são: transporte passivo, transporte ativo e transporte em quantidade.

Membrana Celular

A membrana celular é composta, aproximadamente, 50% por lipídios, sendo a outra parte, formada por proteínas. As moléculas lipídicas são anfipáticas, pois possuem uma extremidade hidrofóbica ou polar (solúvel em meio aquoso) e uma extremidade hidrofóbica ou não-polar (insolúvel em água).
Os principais lipídios formadores da membrana são:
  • Fosfolipídios: possuem uma cabeça polar e duas caudas de hidrocarboneto hidrofóbicas, conferindo a característica de dupla camada lipídica.
  • Colesterol: esta molécula aumenta a propriedade de permeabilidade das duplas camadas lipídicas, tornando a bicamada lipídica menos propensa a deformações.
  • Glicolipídios: participam da proteção da membrana plasmática em condições adversas.
Os lipídios constituintes da membrana plasmática estão em constante movimento, proporcionando uma fluidez à membrana. Esta dependente também da quantidade de colesterol e da temperatura, pois quanto maior estiverem ambos, menos fluída encontra-se a membrana.

Proteínas da Membrana

Existem dois tipos de proteínas que desempenham a maior parte das funções especificas da membrana celular, conferindo as propriedades funcionais que caracterizam cada tipo de membrana. São elas:
  • Proteínas transmembrana: estão são anfipáticas e ultrapassam a bicamada lipídica, uma única vez (proteína transmembrana de passagem única) ou diversas vezes (proteínas transmembrana multipassagem). Possui formato de uma hélice ou barris e podem exercer a função de transporte de íons, ou ainda, funcionar como receptores ou como enzimas.
  • Proteínas periféricas: esta se prende a superfície interna e externa da membrana através de diversos mecanismos.
Fontes:
http://www.tudomaisumpouco.com/aulabio3.html
http://educacao.uol.com.br/biologia/ult1698u70.jhtm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Permeabilidade_seletiva



Funções das Proteínas



As proteínas desempenham um grande número de funções biológicas nas células:

Enzimas

As enzimas são catalisadores biológicos com alta especificidade. É o grupo mais variado de proteínas. Praticamente todas as reações do organismo são catalisadas por enzimas.

Proteínas transportadoras

Podemos encontrar proteínas transportadoras nas membranas plasmáticas e intracelulares de todos os organismos. Elas transportam substâncias como glicose, aminoácidos, etc. através das membranas celulares. Também estão presentes no plasma sanguíneo, transportando íons ou moléculas específicas de um órgão para outro. A hemoglobina presente nos glóbulos vermelhos transporta gás oxigênio para os tecidos. O LDL e o HDL também são proteínas transportadoras.

Proteínas estruturais

As proteínas participam da arquitetura celular, conferindo formas, suporte e resistência, como é o caso da cartilagem e dos tendões, que possuem a proteína colágeno.

Proteínas de defesa

Os anticorpos são proteínas que atuam defendendo o corpo contra os organismos invasores, assim como de ferimentos, produzindo proteínas de coagulação sanguínea como o fibrinogênio e a trombina. Os venenos de cobras, toxinas bactérias e proteínas vegetais tóxicas também atuam na defesa desses organismos.

Proteínas reguladoras

Os hormônios são proteínas que regulam inúmeras atividades metabólicas. Entre eles podemos citar a insulina e o glucagon, que possuem função antagônica no metabolismo da glicose.

Proteínas nutrientes ou de armazenamento

Muitas proteínas são nutrientes na alimentação, como é o caso da albumina do ovo e a caseína do leite. Algumas plantas armazenam proteínas nutrientes em suas sementes para a germinação e crescimento.

Proteínas de motilidade ou contráteis

Algumas proteínas atuam na contração de células e produção de movimento, como é o caso da actina e da miosina, que se contraem produzindo o movimento muscular.






Nenhum comentário:

Postar um comentário